LUCIANO MARQUES - EX-GORDO

sábado, 9 de abril de 2011

O Fator Cônjuge


João pensou que estava apoiando sua esposa quando ela decidiu que queria perder alguns quilos. Estava qurendo sendo “útil” chamando a atenção cada vez que ela passava alguns “segundos” na mesa de jantar. Ele dizia coisas como: “É o seu segundo biscoito?” ou “Eu não sei se comer duas dessas vai te ajudar a perder peso”.
João tinha certeza que estava ajudando sua esposa, apontando onde ela deveria melhorar. Mal sabia ele que o seu “aconselhamento” na verdade, estava desmotivando-a. Ela ficou ressentida com ele e colocou uma barreira em seu casamento.
João, sendo um cara esperto como ele é, viu seus erros e teve sucesso em se tornar um degrau de apoio para ajudar sua esposa, ao invés de um obstáculo. Esse cenário parece familiar para você?
Companheiros e Parentes são um dos mais importantes aspectos para obter sucesso quando o assunto é perda de peso. A maioria dos companheiros tenta ser útil quando o outro está tentando perder peso, mas eles podem fazer isso de forma errada. Normalmente, apontam coisas erradas que a pessoa está fazendo em sua dieta.
Em outros casos, eles “sabotam” a dieta do companheiro pois, eles mesmos sentem insegurança. Pensamentos rondam a cabeça, tais como: “Ele vai me largar quando estiver magro e bonito e eu vou continuar do mesmo jeito.”
Infelizmente, “a miséria ama a companhia”!
Este é um ditado verdadeiro até nos relacionamentos.
Então, como podemos fazer para não ser dependente de nossos companheiros? Siga essas super dicas:
1. Tenha certeza de que você está querendo perder peso para você mesmo e não porque eles querem que você emagreça. Isso nunca vai acontecer se você não fizer por você mesmo. Esposos e esposas podem se tornar verdadeiros “Policiais do Alimento” em nome dos “seus melhores interesses”.
Se você já esteve nessa situação, sabe como funciona. Faz, realmente, com que nos tornemos rebeldes com nossa dieta. Por exemplo: “Você já não comeu o suficiente no jantar?” ou “Não esqueça do seu treino hoje”, etc. Esses “Policiais do Alimento” podem se tornar obsessivos, arrogantes e podem tiranizar você. Sente-se com seu companheiro e tenha uma conversa sincera sobre esses atos. Se você se pegar “beliscando” muito, a melhor opção é tirar todos os petiscos da cozinha.
2. Pode haver um problema mais profundo em seu relacionamento: Fale com ele/ela primeiro sobre suas lutas. A comunicação aberta é sempre a melhor solução. Se ele/ela não quiser escutar, então procure alguém que ajude no relacionamento entre vocês. Terapia em casais, médicos, etc. Esta pode ser a principal razão do porque você ganhou peso em primeiro lugar.
3. Procure apoio dos familiares, amigos, fóruns de emagrecimento online ou grupos. O apoio é fundamental para seu sucesso.
4. Faça afirmações diariamente, dizendo a si mesmo que você é bonito e como você pode alcançar seu objetivo. Um exemplo seria:
- Eu desejo perder 7 quilos.
- Eu sou bonito, por fora e por dentro.
- Mesmo eu estando fora do meu peso, eu me amo muito e aceito a mim mesmo.
- Todos os dias, de todas as maneiras, eu estou ficando mais e mais magro.
- Eu tenho o controle da minha saúde.
Entendeu onde chegar? :)
É fundamental que você acredite que pode fazer tudo! Porque você pode. Afirmações reprogramam seu subconsciente e reconvertem sua mente a ter somente pensamentos positivos e não negativos, por ser abatido mentalmente.
5. Se o seu marido ou esposa não quer mudar seus hábitos alimentares, que você sabe que afeta seus interesses de perda de peso, tente isso:Alivie a carga. Talvez esse tipo de alimentação de seu companheiro vem de alguma frustração, decepção ou esforços de trabalhos que você pode ajudar a resolver. Vá em frente, ofereça seu suporte (apesar de sabermos que é você quem precisa dele) dizendo: “Eu te amo, querida/o. Não quero que você sinta que estou pressionando e perseguindo. Eu quero colaborar. Diga-me como posso ajudá-lo.” Remova também todos os alimentos não saudáveis de casa (Isso é um pouco mais difícil se seu cônjuge não quer mudar os hábitos alimentares). Mas se você é o que faz as compras, então você tem o controle.
Essas 5 dicas são uma direção do que fazer quando você não recebe o devido suporte do seu companheiro. Se eles se tornarem muito abusivos, procure por ajuda profissional, por favor, antes que isso cause danos emocionais em você e em seus esforços em perder peso.
Lembre-se: Que você é uma pessoa bela, sem igual, por dentro e por fora. Não deixe que ninguém te convença do contrário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário