LUCIANO MARQUES - EX-GORDO

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O amor ao meu filho foi o incentivo de retomar as rédeas da minha vida e decidir pela Gastroplastia.


Meu nome é Luciano Marques dos Santos, tenho 38 anos de idade, signo de escorpião, tenho 1,73 m de altura e hoje peso 80 quilos. Sou técnico em eletrônica formado pelo Centro Paula Souza e exerço a profissão desde 1987, quando tinha apenas 15 anos de idade. 

Sou uma pessoa bastante ativa, mesmo quando era obeso sempre tive uma vida bastante agitada, trabalho em quatro empresas diferentes no dia a dia e ainda me sobra tempo pra diversão. Adoro estar com os amigos e com a família, especialmente meu filho de três anos de idade que é a grande razão e a grande inspiração da minha vida. 

Sempre fui uma pessoa acima do peso, desde a minha infância. Na fase da adolescência até emagreci, pois estava em fase de crescimento, mas aos 18 anos tinha 87 quilos, prestei o serviço militar e no ano seguinte comecei a engordar de forma rápida e cheguei rapidamente aos 105 quilos. Mantive-me nessa faixa por vários anos até que, por volta do ano 2000, tive um relacionamento afetivo muito intenso e que acabou de forma repentina, me deixando em profunda depressão. Nessa época eu emagreci rapidamente e cheguei aos 80 quilos. Ai minha vida retomou seu ritmo normal e meu peso acompanhou a retomada e subiu para 98 quilos. Tentei vários tipos de dietas e produtos para emagrecer, dieta dos 13 dias, dieta da lua, dieta legal, gel redutor, fibersan e nada dava resultado, até emagrecia alguns quilos, mas logo retomava em dobro os quilos perdidos. No ano de 2005 eu tive um novo relacionamento afetivo que durou três anos. Porém, esse relacionamento também foi muito conturbado e acabou de forma quase trágica, pois eu entrei em profunda depressão, tentei o suicídio por várias vezes achando que seria a única solução pros meus problemas e cheguei absurdamente aos 130 quilos. 

Foi quando meu filho veio de repente e me trouxe de volta a alegria de viver e de lutar pela vida. Decidi cuidar de mim, pois sei que meu filho precisa de mim então, procurei um endocrinologista que apenas me pediu pra “cortar pela metade tudo o que eu comia”... Achei isso um absurdo e resolvi procurar um cirurgião bariátrico, incentivado por uma prima que passou pelo procedimento e renasceu para a vida. Procurei o Doutor Paulo César Grippa no dia 25 de Agosto de 2009. Ele me explicou tudo sobre a cirurgia, todos os prós e contras, todos os riscos e benefícios e nesse dia decidi que seria a única solução pra minha obesidade que já me trazia algumas conseqüências como dor nas costas, nas pernas, fadiga, pressão alta e alterações cardíacas repentinas. Ele me encaminhou ao NAS da Unimed, onde fui recebido pela Nutricionista Carol, a qual me orientou nos primeiros passos. E  no dia 21 de Setembro de 2009,  iniciei minha reeducação alimentar que mudaria minha vida. Fiquei por oito meses em acompanhamento com toda a equipe do NAS Unimed, Carol, Vanessa, Meire, fiz atividade física com a Aline no tênis clube, cheguei aos 114 quilos com esse processo todo, mas, em fevereiro de 2010 perdi meu pai e quase desisti de tudo. Engordei alguns quilos novamente e ai a decisão da equipe foi imediata: Cirurgia marcada para o dia 20 de Abril de 2010. Fiz todos os exames necessários, inclusive avaliação psiquiátrica e todos foram favoráveis a minha cirurgia. Tive total apoio dos meus familiares e amigos próximos e isso foi fundamental para o meu sucesso. Na data marcada, às 8 horas da manhã, entrei no centro cirúrgico e senti mais força ainda quando vi toda a equipe do Dr. Paulo presente. Quando acordei, era um novo homem. E hoje, 9 meses depois, renasci para a vida. Emagreci em todo o processo 50 quilos e o único problema que tive foi o surgimento de 2 hérnias de disco que me incomodam com dores no nervo ciático, mas, estou em tratamento e logo esse problema será eliminado. Nesse ano de 2011 me prepararei para fazer a abdominoplastia e concluir esse processo maravilhoso chamado Gastroplastia. 

O que eu posso dizer a quem está interessado em realizar o processo é que, se decidir realmente fazer, se prepare bem, principalmente psicologicamente, pois isso será fundamental para o resto de sua vida. Acostumar-se a tomar 5 ml de líquidos durante 15 dias será muito complicado se não estiver preparado pra isso. A vida muda e com ela, toda a sua rotina alimentar. Hoje eu como pra viver, antes, eu vivia pra comer. Hoje não sinto fome, mas sei que tenho que ingerir alimentos a cada 2 ou 3 horas pra manter meu corpo em funcionamento. Sinto muita falta da atividade física, pois devido ao surgimento das hérnias, eu não posso me submeter a esforço físico intenso, mas logo estarei de volta à atividade física, pois sei que isso é fundamental no processo de manutenção do peso. Minha alimentação é normal, posso comer de tudo, mas depois de operado, aprendemos o que vai bem e o que não vai bem. Aprendemos a conviver com a ingestão diária de vitaminas, os exames de rotina, a tomar bastante água, aprendemos que frutas, legumes e verduras além de saborosos, são excelente fonte de vitaminas e sais minerais importantes para a nossa vida. Minha vida social é excelente, saio com amigos, vou a churrascos, festas, barzinhos, então, não pense que depois de operado você não pode mais sair e viver, pois é exatamente o contrário, você ganha mais disposição e mais vontade de se mostrar, de conhecer pessoas, aprende a ser amigo do espelho e não inimigo, hoje meu manequim é 44; então, eu tenho prazer em comprar roupas, o que antes era uma tragédia. Costumo dizer para as pessoas que a cirurgia bariátrica foi a segunda melhor coisa que eu fiz na minha vida, a primeira foi meu filho, o qual é minha inspiração. Se eu pudesse voltar no tempo teria feito antes, pois a qualidade de vida que ganhamos com a perda de peso é a melhor recompensa por todo o esforço e sacrifício que o pré-cirúrgico exige. Em poucas palavras digo apenas que: Vale MUITO a Pena!

Por  Luciano Marques dos Santos
Marília/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário