LUCIANO MARQUES - EX-GORDO

sábado, 9 de abril de 2011

Como a Lâmpada está nos Tornando Gordos


Quando você ouve o nome de Thomas Edison provavelmente você lembra do inventor da lâmpada elétrica e o fonógrafo. Alguns podem pensar no “Genius of Menlo Park”, que possui mais de 1.000 patentes em seu nome.
Outros imaginam uma mente brilhante que lançou as bases para os serviços telegráficos que eventualmente levou à comodidade e rapidez de comunicação por telefone. Poucas pessoas, porém, associam Edison a algo que poderia aumentar os níveis de estresse físico e, como resultado, ter um efeito negativo na saúde.
O corpo humano desenvolveu uma estreita relação com as 24 horas do dia durante a sua extensa história evolutiva. Quando estávamos nas cavernas, tínhamos apenas a luz solar para iluminar nosso mundo. Nós finalmente desenvolvemos tochas e velas que nos permitiu passar a noite, mas com uma fonte relativamente fraca de luz.
A lâmpada de Edison introduziu uma fonte de luz controlada pelo homem, em vez da natureza. Em vez de apertar os olhos atrás de tochas e velas,  somos capazes de ver e ler distâncias maiores com uma luz mais brilhante.
O problema aqui é que o nosso corpo depende dos níveis de luz para determinar quando a liberação de alguns dos muitos produtos químicos que dirigem o nosso comportamento e nossa saúde. Estes tempos de liberação são conduzidos pelos nossos ritmos circadianos desenvolvidos com os ciclos de luz solar.
Considere o número de vezes que você ficou acordado até tarde para assistir a um filme na televisão ou a navegar na Internet. Estas parecem ser as atividades inofensivas, mas elas não são. A exposição a fontes de luz na hora quando o seu corpo pensa que deveria estar dormindo, podem interromper seu ritmo circadiano.
Estas falhas podem reduzir a eficiência do seu sistema imunológico e prejudicar o seu metabolismo, bem como a regulação da temperatura do corpo. Se isso aconteceu em uma ocasião rara, em seguida, seu corpo pode se recuperar do estresse. No entanto, se essas atividades a noite são constantemente repetidas, o seu corpo não é capaz de se recuperar do estresse e sua saúde pode sofrer.
A vida moderna é rodeada de luz na maioria das horas da noite. Temos luzes da rua vomitando poluição luminosa, brilhando despertadores, o uso do computador tarde da noite e todo o acesso ao entretenimento da noite na TV a cabo. O impacto sobre nossos ritmos circadianos por toda esta luz ainda está sendo pesquisado por várias organizações, mas os resultados até agora não têm sido positivos.
Para ser justo, Edison não pode ser responsabilizado pelo estresse que pode estar associado à sua criação a lâmpada. Ele não poderia ter previsto a extensão em que sua invenção se espalharia por todo o mundo e certamente não tinha idéia dos possíveis impactos negativos que ela teria em nossas vidas.
Seria irresponsável e absurdo tentar remover a lâmpada de nossa vida moderna. A lâmpada foi uma invenção de mudança de vida para o mundo que veio da mente de um único homem. Cabe às mentes de hoje   desenvolver uma maneira para podermos continuar a nos beneficiar do brilhantismo de Edison.

Nenhum comentário:

Postar um comentário