LUCIANO MARQUES - EX-GORDO

sábado, 9 de abril de 2011

Mais do que Ser Gordo


Nós vivemos numa sociedade muito estressante. Cada dia parece que passa mais e mais rápido. Logo que você acorda, você já corre para se arrumar, corre para levar os filhos na escola, dando cereais com açúcar ou pães para eles terem alguma coisa para comer, então você enfrenta o correcorre do trânsito, corre para buscar as crianças e, para não perder o costume, você corre para preparar o jantar (E aposto que você está cansada demais para cozinhar então liga para a pizzaria mais próxima entregar o seu jantar), depois você corre para fazer a lição de casa com seu filho, talvez assista um pouco do seu programa de TV favorito e então, coloca todos para dormir para no outro dia levantar e começar tudo de novo!
Agora, isso não é só estressante no momento, mas quando você faz isso de forma repetitiva por anos, o seu corpo realmente começa a envelhecer de uma forma incrível.
O Stress e o Ganho de Peso
Pesquisas mostram a ligação entre o stress e o ganho de peso é mais forte do que nós imaginamos. Um estudo recente em vários centros de medicina, mostrou que ratos sob stress ganharam peso extra, mesmo sem ingerir mais calorias. Os cientistas também disseram que após 3 meses, esses mesmo ratos ficaram duas vezes mais obesos do que ratos sem stress, mesmo eles comendo a mesma quantidade de comida.
Então o stress realmente causa ganho de peso? Bom, a resposta curta é sim! MAS não em todas as pessoas. Algumas pessoas perdem o apetite e perdem peso quando estão estressadas. Se você já estiver com sobrepeso ou perto disso, então o stress normalmente irá fazer com que você ganhe mais peso. E isso também vai tornar mais difícil a perda de peso ou de manter um peso saudável.
Mas… O que é exatamente o Stress?
Stress é a forma como seu corpo responde a algum tipo de desafio. Ele pode ser causado por boas ou más experiências. Quando as pessoas se sentem estressadas por alguma coisa que está acontecendo ao seu redor, seu corpo reage liberando substâncias químicas no sangue. Essas substâncias químicas dão às pessoas mais força e energia, o que pode ser uma coisa boa se o stress é causado por um perigo físico. Mas, isso também pode ser uma coisa má, se o seu esforço é em resposta a algo emocional e não há uma saída para essa força e energia extra.
Os dois hormônios que são liberados são chamados de cortisol e adrenalina. Suas glândulas de adrenalina são responsáveis por produzir os hormônios de stress. Cortisol e Adrenalina nos preparam para emergências. Essa resposta ao stress vem de nossos ancestrais, desde o princípio dos tempos, e foi fundamental para nossa sobrevivência pois provia um elevado sinal de alerta, nos deixando prontos para lutar ou correr.
Agora, essa resposta era muito boa quando enfrentávamos uma série de perigos físicos que ameaçam nossas vidas (como quando um trigre dente de sabre saltava dos arbustos para tentar nos comer). Hoje, porém, o stress em que nós nos encontramos é bem diferente. É mais mental e emocional (Hoje, seu trabalho pode ser o seu tigre dente de sabre). Mas… O nosso corpo irá responder da mesma forma pois ele não sabe a diferença entre o stress físico e o stress mental.
E o que isso tem haver com o Ganho de Peso?
O stress e o ganho de peso andam de mãos dadas. Primeiro de tudo, os altos efeitos negativos e níveis de cortisol prolongado incluem a supressão da função da tiróide e causam desequilíbrios nos níveis de açúcar no sangue. Como o funcionamento do seu corpo mudou, agora a gordura abdominal está sendo criada e armazenada. Esse é um dos locais mais perigosos para se armazenar gordura e está ligada a vários problemas graves de saúde.
A quantidade de cortisol que o corpo expele varia de pessoa para pessoa.Estudos também mostram que as pessoas que expelem mais, por conta do stress, tendem a comer mais. E a comida que eles escolhem é, tipicamente, mais rica em carboidratos. Isso ocorre porque os hormônios de stress são criados a partir de gorduras e açúcares e, portanto, seu corpo vai pedir mais, para que ele possa criar mais hormônios de stress.
Além disso, o stress tem sido conhecido por diminuir o metabolismo de algumas pessoas. Claro que, quando isso acontece, é mais fácil e muito mais provável que você ganhe peso. Você pode até se sentir saciado, mas ainda encontra-se com fome. Você também pode estar comendo a mesma quantidade de alimentos, mas agora a eficiência de seu corpo quebrar moléculas foi afetada. Você acaba com um “excesso” de energia (das calorias) que é convertido em células de gordura.
Voltando para a comida: O stress também pode afetar os alimentos que você sente vontade de comer. Quando você se sente triste e deprimido, você está mais propenso a buscar alimentos mais ricos em gordura, sal, e açúcar. Comer uma salada não faz você se sentir melhor, então, você procura por sorvete e batatas fritas.
Além dos desejos de comer, o stress pode criar transtornos emocionais. A mudança de cortisol aumenta a energia nervosa armazenada no corpo. Quando isso acontece, parece natural comer qualquer coisa e tudo o que você consegue pegar com as mãos. Você não precisa de uma montanha de comida, mas este  processo de devorar esta “tal” comida, faz com que você se sinta melhor, pelo menos em sua mente.
Por outro lado, quando você emite menos hormônios de stress, o seu desejo por donuts ou barras de doces será muito menos frequentes e eles parecerão menos atraentes. Quando isso acontecer… Respire fundo, diminua a tensão e inunde sua mente com pensamentos felizes para superar os altos níveis de stress.
Você come por Emoção?
Os cientistas usam o termo “comer emocionalmente” para descrever a maneira como muitas pessoas se “medicam” ou lidam com sentimentos negativos como depressão, ansiedade, stress e tédio. E também pode ser desencadeado pelo cansaço e exaustão.
Estudos atualmente confirmam que pessoas sob stress crônico, tendem a ganhar peso pelas alterações hormonais relacionadas e estratégias ruins para lidar com isso, com foco em comer mais para aliviar os problemas.
Esses quilos a mais podem ajudá-lo a sentir-se mais firme e nutrido. Podem provocar o isolamento do mundo ou uma maneira de fugir um pouco do que está acontecendo ao seu redor. Algumas vezes, as pessoas podem comer para preencher um vazio interno ou para tratar uma toxina emocional.
ATENÇÃO: Ficar estressado pode fazer você envelhecer de 9 a 17 anos mais rápido! É, você leu certo. Isso foi descoberto recentemente pela Universidade da Califórnia. Aqui, está um resumo desta descoberta:
“Nós sabemos que há 50 anos o stress vem contribuindo para a hipertensão, doenças cardiovasculares, resistência a insulina e doenças auto-imunes – doenças que podem encurtar nossas vidas. Mas nós não tínhamos nenhuma documentação direta sobre o impacto que o stress causa em nossa idade. Nossa equipe identificou mudanças marcantes nas células de glóbulos brancos no DNA de mulheres estressadas. Sob um stress prolongado, os telômeros – ramos nas pontas dos cromossomos, que permitem a replicação da célula – aparecem menores.
Quando os telômeros aparecem mais curtos, as células não conseguem se dividir e morrem mais cedo. Baseado no comprimento dos telômeros, estimou-se que as células das mulheres analisadas estavam de 9 a 17 anos mais velhas. É possível que, se mais células morram, os efeitos visíveis do envelhecimento – rugas, diminuição da visão – apareçam mais rapidamente.” Como você pode ver, não vale a pena se estressar. E você pode salvar a sua beleza e manter o seu peso, se você apenas… RELAXAR!
A seguir, escrevi algumas soluções para ajudar com o stress. Por favor, preste atenção e, se precisar, leia mais de uma vez.
As cinco Chaves para Desbloquear a Mente e Perder Peso!
1. O Sucesso Deixa Pistas: Não tente reinventar a roda. Converse com pessoas que tiveram sucesso na perda de peso e conseguiram mantê-lo. Realmente preste atenção em sua mentalidade e atitude.
2. Não Há Fracasso, Apenas Respostas: É por aqui que você muda sua mentalidade. Nada que você fizer se torna um fracasso, se você conseguir aprender com ele. Lembre-se: Se você conhece mais, então você faz melhor. Olhe para Thomas Edson. Ele “fracassou” 10.000 vezes antes de criar a luz. Mas, quando lhe perguntavam como ele perseverou, ele respondia que tinha descoberto 10.000 maneiras de não se fazer uma luz. Ele nunca fracassou.
3. As Pessoas Têm Toda a Capacidade de que Precisam para Ter Sucesso:Você têm o sucesso em você. Acredite, isso é verdade. O que você não tem são os conjuntos de habilidades necessárias para as mudanças. Isso é o que eu vou te passar. Você tem que usá-los e aplicálos em sua vida. Conhecimento por si só, não é poder. Conhecimento + Ação, isso sim é poder! A parte que está faltando nas pessoas é o “fazer”. Nada vai acontecer até que algo se mova.
4. As Pessoas com Maior Flexibilidade são as que Terão Sucesso em Situações de Problema para Conseguir a Mudança Desejada: Você tem que se adaptar na sua jornada de perda de peso. É praticamente impossível para qualquer um continuar sempre reto e para frente. Faça o seu melhor e se você começar a sair do caminho, volte e leia a chave número 3, acima.
5. A Maior Exigência Emocional de todas as Pessoas é se Sentir Amado e Apreciado: Isto é o que impulsiona nossas ações. Esse é o motivo para as pessoas sempre tentarem parecer mais bonitas para os outros. Não acredita em mim? Olhe para trás um segundo e pense sobre porque você faz as coisas que faz… E olhe em volta também. Você vai entender :)
Bom, espero que tenha gostado dessas 5 Chaves. Alguns dizem que hábitos demoram 21 dias para serem criados, então que tal praticar algumas coisas novas por 4, 8, 12 semanas?
Aqui estão 10 Elementos para uma Mente Saudável.
São exemplos de como você pode levar uma vida com menos stress.
1. Ter maior conscientização e valorização de si mesmo e de seu corpo;
2. Reserve tempo para relaxar ou meditar. Faça Yoga ou Tai Chi Chuan (são incríveis para reduzir o stress), leia a Bíblia, ore e agradeça;
3. Mantenha contato com seus amigos, cultive suas amizades;
4. Desenvolva a capacidade de se adaptar às condições de constantes mudanças;
5. Procure ter alimentação saudável e conheça mais sobre bons suplementos nutricionais;
6. Ria muito! Uma boa piada inteligente ou assistir uma grande comédia pode realmente fazer você se sentir melhor. Você também pode se forçar a sorrir mais e acredite isso funciona, faz maravilhas e é contagioso;
7. Divirta-se enquanto estiver fazendo coisas! Não seja anti-social;
8. Aprenda a ver o copo metade cheio. Tenha uma atitude otimista e seja esperançoso;
9. Se preocupe em como está a sua aparência e como está o seu corpo.Mas sem deixar que isso te leve colina abaixo. Seu exterior é um reflexo de seu interior;
10. Não deixe que a preocupação te incomode. Rejeite a preocupação. Nem mesmo com as pequenas coisas.
Por favor, não quero que você envenene seu corpo enquanto tenta perder peso. Tantas outras dietas estão destruindo a saúde das pessoas e elas nem mesmo sabem disso! É um absurdo a recomendação de alimentos “diets”, que só servem para manter uma Indústria criada por “ELES” que torna as pessoas cada vez mais gordas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário